Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-10-30 at 18.51.33

Prefeitura de Búzios participa de ação em parceria com Defensoria Pública do RJ para retificação de nome e gênero

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios, em parceria com o 3º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, participa da ação social promovida pelo projeto Transcenda, voltada à retificação de nome e gênero.

O levantamento de dados para essa ação já está aberto e tem como objetivo garantir o direito à identidade e promover inclusão social, facilitando que pessoas que desejam atualizar seu nome e gênero em documentos oficiais possam fazê-lo. A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza a coleta de dados por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwpOIWj-bb2oXkKPLvtAJ0y_TQj7gwp_986-CbFBj1gRZErg/viewform?usp=header, onde os interessados podem fornecer informações necessárias para o procedimento, como nome completo, telefone (preferencialmente WhatsApp), RG, CPF, endereço e localidade.

Após a coleta, os dados serão encaminhados ao 3º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública, responsável por oferecer o serviço com base na Lei Federal nº 14.382/2022 – Nova Lei de Registros Públicos, atuando em parceria com outras autoridades públicas para garantir o cumprimento das normas de proteção e defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Projeto Transcenda é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro que tem como objetivo facilitar o acesso à requalificação civil de pessoas trans e não-binárias, garantindo que possam retificar nome e gênero de forma definitiva em seus documentos oficiais. O projeto promove ações em diferentes municípios do estado, em parceria com os Núcleos Regionais de Tutela Coletiva, o Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis), os Centros de Cidadania LGBTQIAPN+ e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

A proposta busca desburocratizar o processo de retificação de nome e gênero, ampliando o acesso à Justiça e garantindo o direito fundamental à identidade. Essa ação reflete o compromisso institucional da Defensoria Pública com a promoção da dignidade humana, da cidadania e do respeito à diversidade.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Búzios com a garantia de direitos e inclusão social. O link para cadastro já está disponível e será amplamente divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, garantindo acesso seguro e transparente, em respeito à Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso