A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Licenciamentos Ambiental e Urbanístico, e Fiscalização (SEAUR), participou da 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, na ExpoRio, na Cidade Nova, no Centro do Rio. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, universidades, conselhos profissionais, sindicatos e sociedade civil para debater propostas para o futuro das cidades fluminenses e brasileiras.
Durante a conferência, foram discutidas mais de 500 propostas elaboradas nas etapas municipais. A programação contou com painéis temáticos, rodas de conversa, exposições de artesanato local e a construção coletiva das diretrizes que nortearão políticas públicas urbanas.
Ao final do encontro, quarta-feira (13), foram votadas as propostas elaboradas pelos municípios do estado do Rio de Janeiro, que serão levadas à Conferência Nacional em outubro. Também foram eleitos os delegados que representarão as propostas do Estado do Rio de Janeiro, além dos novos conselheiros do Conselho Estadual das Cidades (CEC-RJ). Para a etapa Nacional foram eleitos 2 delegados que representarão a Região dos Lagos como poder público, os Arquitetos e Urbanistas, Felipe Araújo e Rafael Trindade. Ambos eleitos pelos delegados dos municípios da região.
A presença de Búzios, com três delegadas servidoras do Licenciamento Urbanístico eleitas durante a etapa municipal, as arquitetas e urbanistas, Bruna Corty, Rafaela Meirelles e Sara Reis reforça o compromisso do município em contribuir para a construção de políticas públicas urbanas mais justas e sustentáveis. A troca de experiências e o diálogo com outras cidades possibilitam que Búzios amplie sua atuação em temas estratégicos, fortalecendo sua representatividade e garantindo que as demandas locais estejam incluídas nas discussões estaduais e nacionais sobre o futuro das cidades.
A 6ª Conferência Estadual das Cidades foi promovida pela Secretaria de Estado das Cidades e pelo Conselho Estadual das Cidades (CEC-RJ), com apoio de instituições públicas, movimentos populares e entidades da sociedade civil.