Prefeitura de Búzios oferece tratamento preventivo e de urgência no combate ao HIV

Em Búzios é oferecido dois métodos de combate ao HIV, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia Pós-Exposição (PEP). O primeiro é um método preventivo, acessível na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, em Manguinhos, e o segundo, apenas para urgências, disponível no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP).

O PrEP, consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. Os interessados precisam ser munícipes e podem, de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h, procurar os responsáveis na sala 20 para as orientações necessárias à inclusão no programa. O PEP é para casos de urgência como em situações de sexo desprotegido, violência sexual e acidente de trabalho, e só funciona se utilizado em espaço de até 72 horas do possível contágio.

Em ambos os métodos as profilaxias criam barreiras contra o vírus do HIV, mas não imunizam contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso a recomendação é o sexo seguro com a utilização de preservativos.