Prefeitura de Búzios inicia projeto na Praia do Forno para conquista da Bandeira Azul

Com o objetivo de conquistar a Bandeira Azul, programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, a Prefeitura de Búzios desenvolve projeto para a Praia do Forno. A meta é promover as adequações necessárias para cumprir as exigências da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), entidade responsável pela análise e concessão do título Bandeira Azul, com sede na Dinamarca.

O benefício imediato do projeto é elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à solução dos problemas ambientais existentes na área. No Brasil, apenas seis praias têm essa classificação.

O projeto envolve entre diversas ações, a definição de local para estacionamento, construção de banheiros e estrutura adequada para garantir a acessibilidade.

Plantio de espécies nativas

A Prefeitura de Búzios em ação conjunta com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente e o IFF – Instituto Federal Fluminense, finalizou esta semana, o plantio de mudas de espécies nativas para revegetação de extensa área degradada na praia do Forno.

Com cerca de 3 mil metros quadrados, a área escolhida para receber o projeto situa-se dentro do PECS (Parque Estadual da Costa do Sol), e contou com as autorizações do Orgão gestor da Unidade de Conservação. No espaço foram plantadas 400 mudas de espécies nativas como Aroeira, Sibipiruna, Pau ferro, Araça, Pau Pombo, Arco de Pipa, Goiabeira, Tataré, Aldrago, Piabanha, Angico, Ipê, Pau Brasil, Pitangueira e Ingá. A área foi cercada para proteção das mudas que serão monitoradas e cuidadas. No local foi fixada uma placa explicativa do projeto, e mais 10 placas pequenas educativas e lúdicas, com frases sobre a natureza na visão de diversas personalidades.

O projeto com especificações técnicas foi inteiramente executado pelo IFF, com recursos do Ministério da Educação, após encontro de reitores de todo o país, realizado em Búzios em 2018. Afim de realizar uma compensação ambiental relativa ao evento, o instituto elaborou o projeto denominado  “Projeto de revegetação de área degradada, para neutralizar e compensar as emissões de  gases de efeito estufa, do evento Reditec 2018″.