Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Geral
  • Prefeitura de Búzios inicia projeto na Praia do Forno para conquista da Bandeira Azul
DCIM\100MEDIA\DJI_0075.JPG

Prefeitura de Búzios inicia projeto na Praia do Forno para conquista da Bandeira Azul

Com o objetivo de conquistar a Bandeira Azul, programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, a Prefeitura de Búzios desenvolve projeto para a Praia do Forno. A meta é promover as adequações necessárias para cumprir as exigências da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), entidade responsável pela análise e concessão do título Bandeira Azul, com sede na Dinamarca.

O benefício imediato do projeto é elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à solução dos problemas ambientais existentes na área. No Brasil, apenas seis praias têm essa classificação.

O projeto envolve entre diversas ações, a definição de local para estacionamento, construção de banheiros e estrutura adequada para garantir a acessibilidade.

Plantio de espécies nativas

A Prefeitura de Búzios em ação conjunta com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente e o IFF – Instituto Federal Fluminense, finalizou esta semana, o plantio de mudas de espécies nativas para revegetação de extensa área degradada na praia do Forno.

Com cerca de 3 mil metros quadrados, a área escolhida para receber o projeto situa-se dentro do PECS (Parque Estadual da Costa do Sol), e contou com as autorizações do Orgão gestor da Unidade de Conservação. No espaço foram plantadas 400 mudas de espécies nativas como Aroeira, Sibipiruna, Pau ferro, Araça, Pau Pombo, Arco de Pipa, Goiabeira, Tataré, Aldrago, Piabanha, Angico, Ipê, Pau Brasil, Pitangueira e Ingá. A área foi cercada para proteção das mudas que serão monitoradas e cuidadas. No local foi fixada uma placa explicativa do projeto, e mais 10 placas pequenas educativas e lúdicas, com frases sobre a natureza na visão de diversas personalidades.

O projeto com especificações técnicas foi inteiramente executado pelo IFF, com recursos do Ministério da Educação, após encontro de reitores de todo o país, realizado em Búzios em 2018. Afim de realizar uma compensação ambiental relativa ao evento, o instituto elaborou o projeto denominado  “Projeto de revegetação de área degradada, para neutralizar e compensar as emissões de  gases de efeito estufa, do evento Reditec 2018″.

Notícias Relacionadas

Trecho entre o Cruzeiro da Rasa e a Faetec será interditado nesta segunda-feira para mutirão de limpeza e poda
Prefeitura de Búzios realiza desocupação de área pública no Morro do Marisco durante a Operação Terra Prometida
Prefeitura acompanha fiscalização do MPF nas praias do município
Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso