Prefeitura de Búzios inicia programa de saúde bucal nas escolas e creches municipais

A Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Saúde deu início ao programa que leva o conhecimento e prática da saúde bucal para creches e escolas da rede municipal. Intitulado “Amigos do Sorriso”, o programa ensina aos alunos cuidados básicos de higiene bucal, escovação, e prevenção à cárie.

O trabalho começou com 40 crianças da creche e educação infantil da Escola Municipal Professora Eliete Mureb, em José Gonçalves e vinte crianças da creche Ernestina Quintanilha, no bairro de Cem Braças. De acordo com a equipe de Saúde, a ideia de começar o programa com as crianças menores se baseia na estatística que aponta o maior índice de cáries nas idades mais jovens. A equipe também destaca a obrigação social do trabalho que está sendo desenvolvido, uma vez que na idade adulta, estes jovens de hoje terão mais saúde bucal e boas condições estéticas, o que também facilita o ingresso no mercado de trabalho.

O programa “Amigos do Sorriso” também realiza um mapeamento geral da situação da saúde bucal das crianças de Búzios (chamado índice CPOD), o que gera o conhecimento da evolução das doenças bucais dos jovens, e o caminho para o tratamento de forma veloz e efetiva.

Com a volta das aulas escolares em agosto, o programa segue percorrendo as unidades de educação do município.