Prefeitura de Búzios inicia cirurgias odontológicas para pacientes com necessidades especiais

O tratamento é voltado para adultos e crianças com necessidade de pequenas cirurgias com sedação e é uma realização da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do município

Por iniciativa da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde em Búzios, aconteceu na última sexta-feira (10), no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), o atendimento odontológico cirúrgico para pacientes com necessidades especiais. O tratamento, que é realizado a partir da entrada dos pacientes pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é voltado para adultos e crianças com necessidade de frenectomia (pequena cirurgia) com sedação. Esta ação é o primeiro passo para a reorganização do fluxo desse tipo de atendimento desses pacientes no município, zerando mais uma fila.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Anderson Andrade, a Secretaria de Saúde iniciou o projeto de capacitação para melhor acolher portadores de algumas síndromes que inviabilizam o atendimento na cadeira odontológica do Centro de Especialidade Odontológico (CEO) por precisar de sedação profunda.

A rede conta com uma profissional, especializada para esse público, que, tendo sempre as UBSs como porta de entrada, faz o acolhimento e prepara os pacientes para que possam ser encaminhados para a cirurgia odontológica em centro cirúrgico.

“A coordenação de Saúde Bucal entende que a qualidade de atendimento ofertado a esses pacientes têm que ser diferenciada, uma vez que os mesmos, necessitam de todo um manejo para que esta primeira consulta não se torne um bloqueio para tratamentos futuros”, explica Anderson.