Prefeitura de Búzios inaugura Sala Lilás e avança na atenção às mulheres no município

Uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e da Mulher e do Idoso acolherá as vítimas de violência em espaço diferenciado

Com a presença do secretário de Saúde, Leônidas Heringer, e da secretária da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, a Prefeitura de Búzios inaugurou, na tarde desta quarta-feira (13), a Sala Lilás, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Um espaço, com atendimento 24 horas, destinado a atender mulheres vítimas de violência doméstica ou discriminação de gênero com atendimento especializado e humanizado.

Um espaço de acolhimento e garantia de direitos para as mulheres vítimas de violência doméstica em Búzios – Ronald Pantoja

Criada a partir de lei proposta pelo prefeito Alexandre Martins, a Sala Lilás garante a mulher: privacidade, atendimento médico, acompanhamento psicológico, orientação jurídica e encaminhamento aos serviços de proteção oferecidos no município. As profissionais que atuarão no setor serão capacitadas pela Secretaria de Saúde, enquanto a articulação em rede e monitoramento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher caberá à Secretaria da Mulher e do Idoso.

“É um marco no município: atendimento à mulher que é vítima de violência doméstica por profissionais mulheres capacitadas em uma estrutura preparada para em primeiro lugar acolher, e em seguida prover as necessidades desta mulher que está vulnerável”, disse a secretária Daniele, que também reforçou que o município já conta com outros equipamentos de atenção à mulher, e destacou o retorno do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Os secretários Leônidas Heringer e Daniela Guimarães com autoridades e representantes da sociedade civil organizada – Ronald Pantoja

A sala tem dois acessos, um deles por fora do hospital, para garantir ainda mais segurança e discrição à mulher que será atendida no local e que, muitas vezes, não busca ajuda devido ao preconceito social, por se envergonhar da situação. A equipe é toda formada por mulheres, casos que necessitarem de atendimento médico já são encaminhados ao atendimento utilizando a estrutura do Hospital, sem que a vítima passe pela recepção. A Patrulha Municipal Maria da Penha da Guarda Civil trabalhará diretamente ligada a estrutura da Sala Lilás.

“É uma alegria muito grande que possamos colaborar no combate a violência contra a mulher em Búzios, e, consequentemente, no país. Porque além de todo o atendimento emergencial à mulher que sofre violência, este espaço também será a porta de entrada de muitas dessas mulheres aos programas do município e assim há a possibilidade de empoderamento”, comentou o secretário Leônidas ao parabenizar as mulheres das duas secretarias e também da sociedade civil organizada pela conquista.

Estavam presentes, além das equipes da Saúde e da Mulher e do Idoso, representantes da Guarda Municipal, policiais militares da Patrulha Maria da Penha, e representantes da Associação das Mulheres de Búzios (AMA), Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa (Somunear), Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) e do Conselho Municipal da Mulher. Também estavam presentes os vereadores Niltinho de Beloca e Uriel da Saúde.

“Esse espaço é uma garantia de direitos. Uma iniciativa direta do município as reivindicações das mulheres organizadas em associações, movimentos e coletivos de nossa cidade”, disse Sirlei Regina da Somunear.

A Sala Lilás fica localizada ao lado da recepção do centro cirúrgico do HMRP, na estrada Búzios-Cabo Frio (RJ 102), bairro São José.