A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurará nesta terça-feira (12), às 18h, o prédio da Clínica Beija-Flor, localizado na Rua Doalci Camargo, nº 10, no bairro São José (atrás do Hospital).
A clínica, voltada para a Saúde Mental de crianças e adolescentes, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem como objetivo principal proporcionar um alicerce sólido para o bem-estar e desenvolvimento desse público. Atualmente é composta por Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psiquiatra Infantil e Neuropediatra.
A princípio, os atendimentos estão programados para ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após a inauguração, a equipe passará por um treinamento intensivo, preparando-se para iniciar os trabalhos e oferecer cuidados especializados em saúde mental.
A clínica não se limita ao TEA, estendendo seus serviços para crianças e adolescentes com diagnósticos de epilepsia refratária, TDAH, TOD, e outros transtornos psiquiátricos e neurológicos. O compromisso é assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de uma vida plena, independentemente de suas diferenças.
O Prefeito Interino, Rafael Aguiar, destacou a capacidade técnica da equipe que atuará na clínica: “Com uma equipe altamente profissional e qualificada, com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psiquiatria infantil, neuropediatria e ainda terapeutas diversos, traremos uma verdadeira inclusão para as famílias buzianas”, afirmou.
Este investimento, além de transformar a realidade das famílias, representa uma estratégia inteligente para a Gestão Pública de Búzios. Ao cuidar da saúde mental durante a fase inicial da vida, a clínica visa a criar uma geração mais capacitada, feliz e integrada à sociedade, reduzindo as futuras demandas de intervenção em saúde na vida adulta.
A missão da Clínica Beija-Flor é ser um refúgio acolhedor, promovendo a saúde mental para o crescimento feliz e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, sendo um farol de cuidado e suporte para a comunidade, iluminando o caminho para um futuro mais saudável e equitativo.