Prefeitura de Búzios forma mais de 100 alunas em cursos de capacitação da Casa da Mulher Buziana

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Mulher e do Idoso, entregou o diploma a mais de 100 alunas das turmas de capacitação e empreendedorismo em parceria com o SEBRAE e da Oficina de Corte e Costura em Retalhos. As formaturas ocorreram na Casa da Mulher Buziana, na Rasa.

Uma das formandas do dia foi Mariana, de 27 anos. Para ela, conhecer a Casa da Mulher Buziana e participar do curso de capacitação e empreendedorismo foi uma libertação: “Eu ficava em casa presa, não tinha um segmento para minha vida e o curso abriu essas portas para mim, onde eu pude aprender muito e ter uma nova direção.”

Por meio desses cursos é possível promover a inclusão social e o exercício da cidadania das inscritas, a partir do resgate da autoestima, da autonomia e do fomento ao empoderamento feminino.
O curso de capacitação e empreendedorismo formou 58 mulheres e as alunas puderam aprender marketing digital, administração, gestão e geração de renda durante os 6 meses de duração. A Oficina de Corte e Costura em Retalhos formou 45 alunas: durante os 3 meses de curso, as formandas aprenderam técnicas de confecções de bolsas, mochilas, necessaire, entre outros, e hoje já produzem para venda e ganham sua própria renda.

A secretária municipal da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, ressaltou a importância da autonomia das mulheres no empoderamento feminino e no enfrentamento à violência:
“É uma felicidade grande poder acompanhar o começo de uma nova história para estas mulheres, que resolveram viver coisas diferentes, com autonomia e autoconhecimento. Agradeço a todos os nossos colaboradores e ao SEBRAE que apostaram nessa ideia e espero que esta oportunidade seja um caminho de muitas conquistas para essas alunas que agora tão empoderadas e iluminadas. Este é apenas o começo. Em breve novos cursos de capacitação serão disponibilizados para as mulheres buzianas”, completou a secretária.

Além dos cursos oferecidos, a Casa da Mulher Búziana oferece atendimento social, psicológico e jurídico para as mulheres vítimas de violência domésticas assistidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).