A Prefeitura de Búzios divulgou nesta segunda-feira (05) o balanço das fiscalizações realizadas durante o Réveillon, entre 26 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026. O levantamento foi feito pela Secretaria de Ordem Pública, por meio das coordenadorias de Trânsito e Transporte, Postura e Assuntos Náuticos, e pela Guarda Civil Municipal, garantindo segurança viária, ordenamento urbano, fiscalização em praias e áreas costeiras. Durante o período, 95.437 veículos entraram na cidade, número que supera em mais do que o dobro da população fixa, estimada em cerca de 45 mil habitantes.

No trânsito e transporte, a atuação da Coordenadoria de Trânsito e Transporte resultou na lavratura de 502 autos de infração por meio do sistema mobile e 21 autos pelo SISTRAN, totalizando 523 autos de infração de transporte. Ao todo, foram registrados 1.896 autos de infração, correspondendo a pouco mais de 10% de todas as infrações lavradas por agentes de trânsito no município, além de 196 notificações.

A Guarda Civil Municipal aplicou 1.116 multas de trânsito e montou 293 baseamentos de fiscalização, atuando diretamente na organização do tráfego e na segurança viária. As equipes estiveram presentes no controle de seis acidentes de trânsito, participaram de sete operações conjuntas com a Coordenadoria de Postura, 12 operações com o Procon, e 18 ações integradas com a Guarda Marítima Ambiental. Além disso, foram registradas seis conduções à Delegacia, oito apoios a socorro médico e 55 atendimentos a chamadas, incluindo oito ocorrências acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.

Nas áreas costeiras, a Coordenadoria de Assuntos Náuticos, em parceria com a Capitania dos Portos, intensificou as ações preventivas de segurança da navegação e ordenamento do tráfego aquaviário, conforme a LESTA e normas da Autoridade Marítima. Foram abordadas 120 lanchas e 150 jet skis (motos aquáticas), com verificação de documentação e habilitação dos condutores, além de orientações educativas aos navegantes. Em casos de embarcações que não atendiam às condições de segurança exigidas, foram aplicadas medidas preventivas, incluindo cancelamento da navegação e advertências administrativas.

No âmbito das fiscalizações em praias, áreas públicas e comércio, a Coordenadoria de Postura, em parceria com PROES, Polícia Militar e ROMU, realizou 9 apreensões de materiais irregulares de ambulantes, 5 suspensões de barraqueiros, 4 notificações a comércios e barracas e 11 retiradas de materiais deixados em logradouros públicos, incluindo tendas, carrocinhas e outros objetos deixados por turistas. Também foram interrompidos 6 eventos não autorizados, paralizada uma obra irregular e cinco estacionamentos irregulares ou com cobranças abusivas. As equipes abordaram ainda 12 pessoas em situação de rua e reforçaram ações educativas junto à população.

Diante do elevado fluxo de visitantes e do impacto sobre o sistema viário e áreas públicas, a Secretaria de Ordem Pública reforça a orientação para que moradores e turistas priorizem deslocamentos a pé, de bicicleta ou por meios alternativos, utilizando veículos apenas em casos de emergência ou real necessidade, além de seguir as normas de segurança em praias e embarcações.
Segundo a Secretaria, os resultados do balanço demonstram o esforço integrado das equipes para garantir organização, segurança e respeito às normas, assegurando melhores condições de mobilidade, convivência urbana e proteção de visitantes e moradores durante a alta temporada.






