Prefeitura de Búzios disponibiliza carro para ajudar o Hemolagos no transporte para análise de sangue coletado na unidade

O sangue precisa ser enviado ao Hemocentro, no Rio de Janeiro, no prazo de até dois dias, para que seja feita análise validando o material que atende a nove municípios da Baixada Litorânea

A partir do dia 3 de dezembro, todos os sábados a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará ao Hemolagos um carro para o transporte do sangue coletado na unidade as quintas e sextas-feiras com o objetivo de realizar a sorologia, que é estudo analítico do soro sanguíneo, o que determina se o material coletado está apto para ser utilizado em transfusões de sangue.

“Essa ação faz parte do processo de cooperação entre municípios. Estamos garantindo que vidas sejam salvas em toda nossa região, é o princípio da coletividade e o compromisso com a vida que o município de Búzios tem com a nossa região”, conta Leônidas.

O Hemolagos é o banco de sangue da Região dos Lagos, e atende nove municípios da baixada litorânea. O material precisa ser enviado ao Hemocentro do Rio de Janeiro, em até dois dias, para a análise. Com a falta de transporte próprio para a ação, corria-se o risco de que o sangue coletado na instituição não chegasse em tempo hábil para servir em casos de transfusão.

O diretor do Hemolagos, o médico Marcelo Paiva, afirma que a iniciativa de Búzios é imprescindível para salvar vidas, em especial com a proximidade da alta temporada quando o número de pessoas, e possibilidade de acidentes que exijam transfusão de sangue, triplica.

“Com essa ajuda que a Prefeitura de Búzios está dando ao Hemolagos, na pessoa do secretário Leônidas Heringer, muitas vidas serão salvas. Porque sem esse veículo não conseguimos levar o sangue a tempo de ser analisado e retornar com ele para o nosso banco de sangue”, afirma Paiva.

O Hemolagos atende as cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. a unidade está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 88, no bairro Paisagem. Mais informações pelo telefone (22) 2644-5076.[