Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-03-02 at 13.43.53

Prefeitura de Búzios combate trabalho infantil e aliciadora de menores é presa

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em parceria com a Coordenação de Postura, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), o Ministério Público e a Polícia Militar, realizou na noite desta sexta-feira (28) uma operação para combater o trabalho infantil, resultando na prisão de uma mulher suspeita de aliciar menores para a venda de produtos nas ruas da cidade.

Durante a operação no Centro da cidade, as equipes identificaram crianças exploradas para comercializar mercadorias. A mulher detida já era monitorada pelos órgãos de assistência social e pelo Conselho Tutelar. Conduzida à delegacia pela Polícia Militar, ela foi autuada com base no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata da submissão de crianças ou adolescentes a situações inadequadas de vigilância.

Além da prisão da suspeita, a ação identificou quatro crianças acompanhadas de seus responsáveis. As famílias foram encaminhadas ao CREAS, onde receberam atendimento social e foram cadastradas para acompanhamento. O Conselho Tutelar foi acionado para garantir a proteção dos menores e tomar as medidas necessárias.

A Secretaria de Desenvolvimento Social tem atuado para impedir que menores sejam expostos ao trabalho infantil, promovendo reuniões e ações para fortalecer a rede de proteção. Recentemente, a secretária Josiani Meira se reuniu com o Ministério Público para aprimorar o trabalho do CREAS e reforçar a atuação da pasta. A secretaria também mantém diálogo constante com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e outras secretarias municipais para garantir que a Prefeitura aja de forma integrada na proteção de crianças e adolescentes.

Como parte dessa estratégia, na semana que antecedeu o Carnaval, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social visitaram escolas para informar sobre a instalação de três tendas de identificação de crianças durante os dias de folia. Esses espaços contam com o apoio de psicólogos, de assistentes sociais, do Conselho Tutelar e de outros órgãos, garantindo mais segurança para os menores.

Além disso, foram articuladas parcerias com as secretarias de Educação, Esporte e Mulher, além do CMDCA, para fortalecer a proteção das crianças não apenas durante o Carnaval, mas de forma contínua.

“A Prefeitura de Búzios está comprometida em erradicar o trabalho infantil e fortalecer a rede de proteção à infância. Esse trabalho integrado é essencial para garantir que nenhuma criança esteja exposta à exploração”, afirmou Josiani Meira.

A gestão municipal segue intensificando ações para garantir os direitos das crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso de oferecer um ambiente seguro e livre de exploração para a infância buziana.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso