A Prefeitura de Búzios realizou, nesta segunda-feira (05), uma reunião com os representantes da Enel Distribuição Rio, para tratar dos transtornos causados pelas quedas e instabilidades no fornecimento de energia elétrica, durante o Natal e Réveillon, ou seja, no período de festas de fim de ano. O encontro foi convocado pelo Prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins e teve como objetivo esclarecer os impactos registrados no município, as medidas adotadas pela concessionária e os canais de atendimento disponíveis à população.
Durante a reunião, O Prefeito Alexandre Martins, questionou os recorrentes episódios de falta de energia e oscilações, no município e a demora no atendimento à população, destacou que há muitos anos não se via uma situação semelhante e ponderou que o problema se agravou no final do ano de 2025.

Na ocasião, a gerente Operacional, Andreia, explicou o cenário enfrentado no período de alta demanda, especialmente em áreas com grande fluxo turístico, como Búzios. Ela informou que, somando os municípios de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, foram registrados cerca de mil atendimentos no período.
Segundo a concessionária, houve reforço da estrutura operacional, com a implantação de duas bases de atendimento, uma na Rua das Pedras e outra na subestação, além da disponibilização de transformadores e equipes extras para agilizar o atendimento aos moradores e comerciantes.
A concessionária também informou que está disponibilizando caminhão-pipa para atender moradores afetados pela falta de água em decorrência das quedas de energia. Além disso, a Enel, reforçou seus canais oficiais de atendimento aos clientes: 0800 280 0120 e WhatsApp (21) 99601-9608.

Como encaminhamento, a Enel anunciou a realização de um mutirão de atendimento aos consumidores na quinta-feira (08), das 9h às 17h, na sede do Procon Búzios, localizada na Praça Santos Dumont, nº 111, Centro. Quando há prejuízo causado pela falta ou oscilação de energia, o consumidor pode acionar o seguro de ressarcimento por danos elétricos, que é uma obrigação da concessionária prevista pelas normas da Aneel. Esse seguro garante indenização por danos a equipamentos eletroeletrônicos e outros prejuízos comprovadamente causados pelas falhas no fornecimento de energia.

Participaram da reunião o Prefeito Alexandre Martins, o secretário de Governo Marcus Vallerius, o secretário de Obras Marcelo Junior, o secretário de Turismo Thomas Weber, o coordenador do Procon Búzios Dr. Marcio José, além de alguns jornalistas convidados. Representando a Enel estiveram presentes Leandro Freitas, executivo de Governo; José Dimas, diretor de Operações; Thamara Motinegro, gerente Operacional; e Andreia Câmara Andrade, diretora de Relações Institucionais.






