Prefeitura de Búzios busca descentralização dos atendimentos de Saúde Mental para beneficiar pacientes

Iniciativa visa otimizar o serviço e proporcionar atendimento mais próximo às residências dos usuários do sistema de saúde municipal

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nomeia a psicóloga Mariana Moraes como a nova Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Mariana, com o propósito de promover uma significativa mudança no atendimento aos pacientes, o foco principal ainda esse ano é descentralizar os serviços, permitindo que os usuários do sistema possam ser atendidos mais próximo de suas residências.

A Coordenadoria de Saúde Mental é composta por diversos setores, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Ambulatório de Saúde Mental, equipes no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como a Clínica Beija Flor, um programa pioneiro para tratamento com cannabis medicinal na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, situada no bairro de Manguinhos.

Para viabilizar essa ação, os profissionais da coordenadoria já estão em campo, realizando o levantamento de dados e avaliando a infraestrutura necessária para implementar essa mudança com sucesso. A equipe é composta por psicólogos, fonoaudiólogo, psiquiatras, neuropediatras e assistentes sociais, que trabalharão em conjunto para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente.

Com essa abordagem inovadora, a nova coordenadora de Saúde Mental busca não apenas otimizar o serviço, mas também proporcionar mais dignidade aos usuários do sistema de saúde municipal de Búzios, garantindo que cada paciente receba a devida atenção e cuidado, estando mais próximo de seus lares durante o processo de tratamento. A iniciativa promete marcar um avanço significativo na qualidade do atendimento em saúde mental na região, reforçando o compromisso da Prefeitura de Búzios com o bem-estar da comunidade.