A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo informa que foi encontrado nesta quinta-feira (12) algumas caravelas-portuguesas (animal marinho) na Praia da Armação. As caravelas-do-mar (Physalia physalis) são coloridas e perigosas, vivem em colônias flutuantes, pertencem ao filo Cnidária e podem ser confundidas com outra integrante do grupo: as águas-vivas.

De acordo com o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, nesta época do ano é comum algumas delas aparecerem trazidas pelo curso das marés: “estamos alertando aos banhistas para terem cuidado, observarem bem antes de entrar na água, ao nadar, porque ela é, do grupo dos cnidários, parente da água-viva, um pouquinho mais forte, em contato com a pele pode ocasionar lesão e queimaduras graves. Nossa equipe está monitorando o local, caso qualquer banhista aviste um animal como este, não chegue perto, mantenha distância”.

A caravela-portuguesa pode ser letal, pois tem os tentáculos muito grandes provocando queimaduras, em casos mais graves, pode causar choque anafilático, além de soltar uma toxina paralisante, que continua ativa mesmo fora d’água.