Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Prefeitura de Búzios alerta para os riscos do uso de dispositivos eletrônicos para fumar
Cigarro eletronico

Prefeitura de Búzios alerta para os riscos do uso de dispositivos eletrônicos para fumar

E-cigs, pods, vapes são alguns do novos modos de consumo do tabaco que estão sendo consumidos e colocando em risco a saúde de adolescentes e jovens

Com objetivo de reduzir o número de fumantes e o risco de morte relacionada ao consumo de derivados de tabaco entre crianças, adolescentes e jovens, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município o Programa de Combate ao Tabagismo, onde os munícipes podem buscar acolhimento e tratamento para abandonar o hábito nocivo do tabaco. Como explica a assistente social e a coordenadora do Programa, Gabriele Farias, hoje além dos cigarros comuns, os riscos entre os mais jovens, está no uso dos dispositivos eletrônicos para fumar, como e-cigs, pods e vapes.

“Parecem inofensivos, mas não são. Nesses dispositivos são encontradas as maiores concentrações de substâncias tóxicas, as quais expõem o organismo humano a uma variedade de elementos químicos, incluindo produtos cancerígenos, causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares. ”, explica.  

 No Brasil, há 13 anos a Anvisa proíbe a comercialização, a importação e a propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar. Mesmo assim, o uso, principalmente entre os jovens, está popularizado. Apesar da proibição pela, Anvisa devido aos diversos malefícios à saúde causados por tais dispositivos, pesquisa recente demostra que o uso do cigarro eletrônico aumenta as chances de experimentação de cigarro convencional.

“Portanto, o risco eminente a iniciação ao tabagismo convencional é significativamente maior entre usuários de cigarro eletrônico. A última novidade é o Vape de vitaminas que promete alta performance em atividades físicas, o que não é comprovado, sobretudo, de que a inalação de vitaminas possibilite algum benefício. O que podemos alertar é que todos se mantenham distante destas armadilhas do mercado. Bacana mesmo é uma vida saudável. ”, afirma Gabriele.

O Ministério da Saúde afirma que mais de 2 milhões de brasileiros já fumaram cigarro eletrônico. De acordo com especialistas do Instituto do Coração, em São Paulo, os usuários aumentam em 42% o risco de infarto, e os adolescentes chegam a ter 50% mais chances de desenvolverem asma. Em Búzios, caso o munícipe precise de ajuda para parar o consumo de tabaco, seja por dispositivos eletrônicos ou de forma tradicional, deve procurar a UBS do bairro onde mora.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes na região
Búzios recebe lançamento do Programa Planifica para fortalecer a rede de atenção à saúde
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo a Clínica Olavo da Costa para obras de drenagem
Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso