TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Prefeitura de Búzios alerta para caso de gripe aviária na região

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da coordenadoria da Defesa Civil alerta a população para o primeiro caso positivo de vírus H5N1 em uma ave silvestre encontrada no bairro Santo Antônio, em Cabo Frio, pelos profissionais do Centro de Reabilitação de Aves Silvestres.

O animal foi encaminhado para empresa de gestão ambiental, a Ambipar, localizada em Araruama, onde foram realizados os testes de diagnóstico da doença. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) já foi notificado e a ocorrência registrada ao Ministério da Saúde.

A Defesa Civil informa que em Búzios não foi registrado nenhum caso até o momento e orienta para que a população não recolha as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione a Defesa Civil ou Guarda Marítima Ambiental, através dos telefones: (22) 99824-9377 ou 99920-2872

Técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual ressaltam que não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa.

É importante ressaltar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária por 180 em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), na Portaria nº 587.

Sobre a H5N1

A H5N1 ou Influenza Aviária é uma doença causada por vírus, que afeta muitas espécies de aves, inclusive migratórias; e, eventualmente, mamíferos terrestres e marítimos, suínos e o próprio ser humano. Sua incidência gera graves consequências à saúde animal, à economia e ao meio ambiente.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso