Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Defesa Civil
  • Prefeitura de Búzios age com rapidez e isola área, onde uma baleia Jubarte amanheceu encalhada nos costões da Praia de Caravelas
WhatsApp Image 2023-07-20 at 10.43.57

Prefeitura de Búzios age com rapidez e isola área, onde uma baleia Jubarte amanheceu encalhada nos costões da Praia de Caravelas

Nesta quinta-feira (20), apareceu nos costões rochosos da Praia de Caravelas, uma baleia da espécie jubarte morta e encalhada numa gruta. Imediatamente, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meios das coordenadorias da Defesa Civil e Guarda-vidas chegaram ao local e tomaram as medidas cabíveis e necessárias nestes casos. Também acionaram uma equipe da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, responsáveis pela parte ambiental.

 A equipe da Defesa Civil de Búzios, isolou toda a área do costão rochoso, onde está encalhada a baleia morta. Uma equipe de Guarda-vidas permanece no local aguardando as providências ambientais cabíveis da Secretaria do Ambiente e Urbanismo para solucionar a questão.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Daniel Rezende, o mamífero está sendo monitorado por terra e mar. Devido às condições climáticas, será um trabalho muito delicado, pois ela está presa numa gruta.

A Secretaria de Ambiente e Urbanismo, está providenciando um rebocador ou embarcação para removê-la do local, e leva-la para alto mar. Biólogos da Secretaria, também estão no local avaliando o mamífero.

Nesta época do ano, as baleias saem do Hemisfério Sul, onde se alimentam durante todo o ano e migram para Abrolhos, na Bahia, para se reproduzirem. Búzios e algumas cidades da Região dos Lagos fica no caminho delas.

De acordo com censo áureo, feito pelo Projeto Baleia Jubarte, de uma ONG que trabalha para a preservação da espécie. Em 2022, houve recorde no número de migração de baleias jubarte: 25 mil baleias estiveram no litoral brasileiro.

A equipe percorreu uma faixa que vai da divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará até o litoral norte de São Paulo. Pela estimativa do projeto, 25 mil baleias estiveram na costa brasileira. É o maior número já registrado desde que a contagem começou a ser realizada, há 21 anos.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Turismo de Búzios promove encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso