Prefeitura de Búzios abre mês de conscientização contra a Hanseníase

A doença é crônica e infectocontagiosa, mas tem cura. Diante de suspeitas basta procurar uma UBS do município

Em Búzios, o ano começa com a campanha ‘Janeiro Roxo’, dedicada à conscientização a respeito da hanseníase, antigamente conhecida como lepra. A doença é crônica, infectocontagiosa e pode afetar desde a pele até os nervos. Apesar de grave, a hanseníase tem cura, e quanto mais rápido for diagnosticada melhor. Apresentando sintomas ou suspeita, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Então o médico analisa e pode encaminhar para a Policlínica Municipal Carlos Ernesto Stevenson, bairro Manguinhos, onde funciona o setor de referência em infectologia do município, para início do tratamento.

A doença acomete a pele, os olhos, o sistema nervoso periférico e até os rins. Em alguns casos, pode deixar sequelas como dormência nos nervos afetados, bem como dor e redução da força muscular, além de inchaço das articulações e deformidades.

A Hanseníase pode ficar incubada no corpo por anos antes de se manifestar, por isso a enfermeira gerente do setor de vigilância epidemiológica Aline Gomes reforça: “Quanto mais precoce esse diagnóstico, mais rápido é iniciado o tratamento e menos sequelas a pessoa tem chances de ter”. O tratamento tem duração entre seis e 12 meses.

• Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato:
• Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
• Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
• Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
• Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
• Coceira ou irritação nos olhos;
• Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.