TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Prefeito André Granado nomeia “Gabinete de Crise”

Na sexta-feira, 13 de março de 2020, dia em que a OMS – Organização Mundial da Saúde – declarou o novo coronavírus como categoria pandêmica, o prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, deu início ao plano de contingência para o enfrentamento do vírus no município, com a criação do “Gabinete de Crise” para o gerenciamento emergencial das ações a serem adotadas na cidade.

“Gabinete de Crise”

Inicialmente, esta comissão foi formada pelos principais gestores das Secretarias Municipais, diretamente impactadas, tais como a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria Especial de Comunicação. Participaram desta formação, a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Fazenda, além de vereadores da Câmara Municipal de Armação dos Búzios.

Prefeito André Granado convoca secretariado para reunião geral

blank

Na manhã de segunda-feira do dia 16 de março, o prefeito André Granado, convocou os secretários de governo e os coordenadores das respectivas pastas para apresentação da situação epidemiológica e discussão das primeiras medidas de prevenção ao COVID-19 a serem adotadas no município. Após esta reunião, os gestores do Gabinete de Crise, por determinação do prefeito, iniciaram as principais ações de combate à disseminação do vírus na cidade, alinhando dados epidemiológicos emitidos pela Coordenadoria da Vigilância em Saúde de Búzios.

Ações das Secretarias de Governo estabelecidas pelo Gabinete de Crise

Secretaria Especial de Comunicação

blank

A Prefeitura de Búzios, através da SECOM – Secretaria Especial de Comunicação – iniciou o planejamento das primeiras campanhas de prevenção e higiene, por meio de folders, panfletos, placas e cartazes informativos, distribuídos em estabelecimentos comerciais, postos de saúde, bancos, escolas, prédios públicos e demais locais de fácil acesso da população.

Estratégias publicitárias específicas sobre o novo coronavírus foram desenvolvidas por meio de publicações de matérias, relatórios, entrevistas e vídeos, atualizados diariamente no site e em todas as mídias oficiais da Prefeitura de Búzios.

Secretaria Municipal de Saúde

blank

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a descentralização do Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, direcionando os atendimentos para os postos e unidades básicas de saúde nos bairros. A medida teve por objetivo atender as pessoas com síndromes gripais, ou sintomas da COVID-19, evitar filas, e reduzir o fluxo de pessoas no hospital. 

Uma ala de isolamento para a COVID-19 foi criada nas instalações do hospital, especialmente preparada para acolher pacientes com sintomas graves e moderados da COVID-19, com indicação de isolamento hospitalar ou internação. Inicialmente, esta ala foi composta por doze leitos equipados com doze respiradores para pacientes graves e, uma sala com cinco leitos, para pacientes com sintomas moderados.

Outra importante resolução desta comissão foi determinar o início dos treinamentos para os profissionais atuantes na linha de frente no combate do novo coronavírus nas áreas da saúde e da segurança, além da aprovação para a realização dos testes de COVID-19 para os profissionais destes dois segmentos.

Fruto desta reunião também foi a ideia da campanha pioneira de “VacinAção em Casa” contra a gripe realizada por agentes de saúde na casa dos idosos. A campanha mobilizou a cidade durante quatro semanas, imunizando mais de cinco mil pessoas, enquanto a meta oficial era a metade deste total estabelecido pelo Ministério da Saúde. Este novo modelo de campanha, criado em Búzios, possibilitou alcançar pessoas com problemas de mobilidade, imunizar idosos que não costumavam tomar vacinas, além de ter evitado filas e aglomerações nos postos de saúde para as pessoas com 60 anos ou mais.

Novas ações do “Gabinete de Crise”

blank

Reunião do prefeito André Granado com o gabinete de crise para instalação de barreiras sanitárias nos acessos à cidade, determinando a restrição da entrada de pessoas no município. O decreto 1.366/2020, não se aplicou aos moradores ou aos cidadãos com comprovação de trabalho na cidade. Suspensão de novas hospedagens e reservas em hotéis, pousadas e demais segmentos, assim como a imediata desocupação dos leitos no prazo de até 72 horas.

Prefeito André Granado reúne “Gabinete de Crise” e policiais militares

blank

Na segunda-feira do dia 13 de abril de 2020, o prefeito André Granado anunciou em vídeo, à população, a confirmação do primeiro caso de COVID-19 em Búzios. A partir desta data, além da divulgação diária dos dados oficiais sobre a COVID-19, foram iniciados os inquéritos epidemiológicos e o monitoramento constante de pacientes na cidade, através da Vigilância em Saúde.

O prefeito André Granado elaborou, junto ao gabinete de crise, os decretos municipais publicados em regime de urgência: a suspensão das aulas nas redes públicas e particulares, a paralisação de serviços não essenciais no município, a restrição do número de passageiros no transporte público, o fechamento de 100% do setor de turismo, a restrição do acesso às praias da cidade, entre outras.

Como forma de contenção, foi determinada também, via Decreto Municipal nº 1.387/2020, a obrigatoriedade do uso de máscaras para toda a população, assim como a prática do distanciamento social, com marcações em filas, em bancos, mercados e demais estabelecimentos, respeitando a distância mínima de 1,5m entre os clientes.

Prefeito André Granado reúne Secretários de Governo ao ar livre

blank

A partir do início do mês de maio, o prefeito André Granado passou a realizar as reuniões do “Gabinete de Crise” e demais Secretários de Governo, em espaços públicos abertos, seguindo os protocolos de prevenção e higiene estabelecidos pela Vigilância em Saúde de Búzios.

blank

Durante o mês de maio também, o “Gabinete de Crise” deu início aos cursos de medidas sanitárias durante a COVID-19, por meio da apresentação de palestras e dinâmicas práticas realizadas por técnicos da área da saúde e da segurança. Os cursos foram agendados por categorias e direcionados por segmentos, onde foram divulgados os protocolos específicos para a retomada das atividades econômicas como parte do processo de flexibilização  para a reabertura gradativa da cidade.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso