Potencial Turístico de Búzios é divulgado na Abav Expo

Mais de duas mil marcas expostas, 25 mil pré-inscritos, esses números representam a grandiosidade da maior feira do setor de turismo do Brasil. A 47ª edição da Abav Expo começou nesta quarta-feira (25) e se estende até sexta-feira (27), no Expo Center Norte, em São Paulo.  A cidade de Búzios marca presença no evento participando por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico no stand do Estado do Rio de Janeiro.

A presença do município no evento foi destacada pelo Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. “Búzios é uma cidade querida, uma das mais belas e com maior potencial turístico da costa brasileira e por tanto, essa discussão sobre o turismo, que estamos realizando aqui na Abav, Búzios tem uma grande importância. Vamos trabalhar em conjunto com a Prefeitura e somar esforços para colocar o turismo em um patamar nunca visto antes”, destacou o ministro.

O grande diferencial desse ano da Abav Expo foi que as cidades do estado do Rio optaram por fazer um stand único, onde cada região divulga o destino de forma conjunta com as outras cidades. A Costa do Sol está sendo representada com as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Quissamã juntas divulgando o potencial turístico da região.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Verdade, dessa forma o visitante tem a oportunidade de conhecer a região de forma ampla e aproveitar o que cada uma pode oferecer de melhor. “A feira permite intercambio de experiências, buscamos novos mercados e apresentamos nosso potencial e novidades e a cada ano melhoramos a nossa divulgação,” explicou o Secretário.

O Presidente da Confederação Convention Bureau do Estado do Rio e do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol do Rio de Janeiro Marcos Navega, também aproveitou o momento para dizer que Búzios tem uma grande importância turística para o Estado e mereceu receber nota A no Mapa do Turismo. “O município de Búzios cumpriu tudo que era preciso, fielmente, para estar no Mapa do Turismo Brasileiro. Das 12 regiões turísticas do nosso Estado, a Costa do Sol, que é a que Búzios faz parte é a única região, que recebeu a certificação do Ministério do Turismo”, destacou Navega.

O Balneário de Búzios é um destino internacionalmente conhecido e a Prefeitura esse ano buscou investir na divulgação da cultura local quilombola. Além da folhetaria tradicional com informações sobre o município, está sendo distribuído no stand Costa do Sol um brinde feito pela comunidade do Quilombo da Rasa, mini bonecas negras.

As bonecas são feitas a partir do costume das famílias quilombolas que confeccionavam bonecas negras com palha de milho nos terreiros. Essa tradição serve como uma forma de valorizar a negritude e combater o preconceito. O brinde foi sucesso na feira, diversos participantes foram conhecer um pouco mais sobre o destino e se encantaram com a cultura quilombola da região.