Policlínica de Manguinhos promove ação Novembro Azul para a saúde do homem

Na última quinta-feira (18), uma atividade na Policlínica Dr. Carlos Ernesto Estevenson (Manguinhos) foi mais uma marca da participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na campanha Novembro Azul em Búzios. No local, aconteceu uma palestra com o médico urologista, Dr. Adilson, sobre a saúde do homem.

Cerca de 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Porém, o diagnóstico precisa ser rápido, ainda durante a fase inicial do tumor. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. A prevenção pode salvar vidas, e a porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)

• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)

• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)

• Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) –

• Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa)

• UBS Lilson M de Souza (Cem Braça),

• UBS de José Gonçalves (José Gonçalves)

• UBS Benildo Motta (São José)

• UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)

• UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura)

• UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa)

Com exceção da UBS Olavo da Costa e Antonio Elesbão dos Santos, em que o horário de atendimento é das 8h às 18h, as demais unidades funcionam das 8h as 17h.

Ação Novembro Azul no Hospital Municipal Rodolpho Perissé

Com o tema “a cor muda, a luta não”, acontece na próxima quinta-feira (23), a partir das 9h, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), evento de alerta e conscientização para prevenção do câncer de próstata, assim como demais doenças comuns aos homens. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de adesão à campanha Novembro Azul.

O evento, que será aberto com um café da manhã, também oferecerá corte de cabelo, distribuição de material informativo, e a presença de um médico e psicóloga para tirar dúvidas e dar orientações aos presentes, além de distribuição de senha para a realização de exame de próstata na rede municipal.