O imunizante é a forma mais eficaz de proteção contra a Covid-19
Atendendo a determinação do Ministério da Saúde (MS), em Búzios a vacina pediátrica Pfizer/BioNTech, conhecida como Pfizer Baby, já está sendo aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades ou não. A decisão do MS acompanha o parecer positivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com recomendação do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI) e apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A vacinação no município acontece nas Unidades Básicas de Saúde e Clinicas da Família, sempre a partir das 9h, em dias específicos a cada unidade.
Nesta segunda semana de janeiro os locais e dias são: terça-feira (10) na UBS João de Souza dos Anjos (Arpoador/Cruzeiro), quarta-feira (11) na UBS Dr° Paulo Acherman (Ferradura) e Clinica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), Quinta-feira (12) UBS Benildo Motta (São José), e sexta-feira (13) UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá).
O imunizante é forma mais eficaz de proteção contra a doença e é fundamental para proteger as crianças contra os agravos do vírus que matou mais de meio milhão de pessoas no país desde o começo da pandemia.
Pais ou responsáveis devem apresentar documento, cartão do SUS, carteirinha de vacinação. O esquema de vacinação primário é composto por três doses, com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Não está recomendada a intercambialidade com outro imunobiológico para completar o esquema vacinal. A vacina utilizada em todas as doses é sempre a mesma, a Pfizer Baby.