Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Obras de acessibilidade no centro de Búzios retira mais de 100 mil litros de esgotos/dia irregulares despejados nas redes pluviais

Em Búzios, as obras de acessibilidades e revitalizações urbanísticas que estão sendo realizadas pela Prefeitura no centro da cidade, já identificaram mais de 100 imóveis, entre pousadas, condomínios, restaurantes, lojas e residências com rede de esgoto irregular. O objetivo é que o município, que recebe pessoas de diversas partes do mundo, seja cada vez mais acessível e inclusivo, não apenas no receptivo, mas em toda a infraestrutura da cidade. “Toda a tubulação de rede pluvial está sendo substituída, as ligações que eram clandestinas estão sendo conectadas a rede separativa de esgoto da Prolagos, sendo direcionada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).”

O secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, disse que em relação às obras de revitalização do centro, uma das partes de grande importância que está acontecendo, é que durante muitos anos, quando chovia saía um odor muito forte nos ralos das águas pluviais. ‘Muitos imóveis do centro, estavam com seus esgotos ligados nas redes pluviais, e agora com essa obra, a Prefeitura, está removendo todas essas ligações clandestinas e fazendo a reconexão diretamente na rede separativa da Prolagos. Isso é muito bem vista na área ambiental, tendo em vista que estamos minimizando em milhares e milhares de litros de esgotos que eram lançados ao mar no período chuvoso. Ou seja, não é apenas uma questão de reformar o pavimento e trazer mais mobilidade, além disso, estamos realmente fazendo um grande trabalho livrando nossas belezas naturais, nosso mar, principalmente as praias de Armação e do Canto de milhares de litros de esgoto. Aí chamo a atenção para a população que faça a sua parte, e ligue seus esgotos na rede separativa da Prolagos’.

De acordo com o secretário de Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, no total, já foram retirados mais de 100 mil litros de esgoto por dia: ‘A obra não é apenas de pavimentação e acessibilidade, tirar o esgoto ligado clandestinamente nas redes pluviais e que vai direto para o mar, é de suma importância para a cidade. Também estamos trabalhando e contribuindo para ter um meio ambiente saudável. Nossa meta é alcançar zero de esgoto em todo município’.

As obras de acessibilidades, estão sendo realizadas nas ruas Manoel José Carvalho, César Augusto São Luís, Rui Barbosa, Luís Joaquim Pereira, Felipe Gustavo, Travessa Lúcio Quintanilha, Germiniano José Luís, Travessa Oscar Lopes Campos e Travessa dos Pescadores. Elas passarão a ser de piso intertravado e todas niveladas garantindo um lugar acessível ao idoso e cadeirante, devolvendo aos PCDs o direito de ir e vir. No inicio das obras foi realizado uma enquete e 95% da população optou pelo piso intertravado, ecologicamente mais correto. Na Manoel Turíbio de Farias, as tubulações de águas pluviais, estão revisadas. As ruas serão todas niveladas, para garantir a acessibilidade, além de revitalizadas com jardineiras.

Denuncie ao poder público ligações clandestinas de esgoto, através do WhatsApp (22) 99753-1807. Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos.