Novo sistema de coleta de lixo em Búzios

Búzios é o município fluminense pioneiro na implantação do novo sistema de coleta de lixo, que começou a funcionar no último mês de dezembro de 2019. Inspirada nos moldes europeus, esta primeira fase experimental está sendo realizada no Centro, João Fernandes, Brava e Ferradura.

São 40 contêineres, com fechamento a vácuo, cada um com capacidade para 3.200 litros. De acordo com a previsão da Secretaria de Serviços Públicos, 120 contêineres adicionais serão instalados, em breve, ampliando gradativamente por todo o município. Estes contêineres garantem a organização e a agilidade do processo de coleta, armazenando temporariamente o lixo, evitando acúmulo nas ruas e mau cheiro.

O projeto chegou à Búzios por iniciativa do Prefeito André Granado, que vislumbrou uma alternativa ambiental positiva para amenizar os problemas da grande demanda de lixo, principalmente, na alta temporada e nos feriados. Os novos caminhões são equipados com um moderno sistema de coleta lateral computadorizado. Estão aptos a realizar o recolhimento do lixo de forma segura e limpa, evitando o contato manual das equipes de limpeza com os dejetos, minimizando, assim, a proliferação de insetos e doenças.

As principais vantagens da coleta mecanizada:

– Menor risco de proliferação de doenças;

– Diminui o mau cheiro;

– Evita o entupimento de esgotos causado pelo acúmulo de dejetos:

– Protege o lixo de animais abandonados;

– O descarte do lixo pode ser realizado a qualquer momento do dia;

– O lixo não se acumula nas ruas;

– Incentiva a Coleta Seletiva;

Benefícios da Conteinerização:

-Traz eficiência ao processo da coleta;

– Possibilita uma melhor gestão de resíduos;

– Evita contato da população e dos operadores com os resíduos;

– Resíduos podem ser descartados no momento mais conveniente;

– Minimiza o impacto da exposição dos resíduos, como a ação de animais e a contaminação pela poluição difusa;

– Reduz serviços auxiliadores, como varrição e limpeza de galeria;

Alto impacto positivo na opinião pública;

– Grau de sucesso do sistema está diretamente ligado a educação ambiental e comunicação.