A cidade de Búzios receberá em breve mais um importante investimento em infraestrutura: a tão aguardada pavimentação da Estrada da Fazendinha, como é popularmente conhecido o trecho que compreende a Estrada Álvaro Elídio e rua Dracena. Essa obra beneficiará não apenas o bairro Baía Formosa, mas também Caravelas, Malhada, Vila Verde e toda a região do grande bairro Rasa.
A atual gestão da Prefeitura de Búzios já atua há bastante tempo para que essa obra aconteça. A Secretaria de Governo, comandada pelo Secretário Marcus Vallerius da Silva, atuou desde o início das negociações para que a população buziana recebesse mais essa conquista. O termo de cooperação com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades foi assinado pelo Prefeito Alexandre Martins em junho de 2022 e, desde então, o poder executivo de Búzios tem atuado para que as obras começassem. No mês passado, o prefeito foi recebido pelo governador e a pavimentação da Estrada da Fazendinha foi uma das pautas debatidas no encontro. A licitação para início das obras está prevista para acontecer em 15 de agosto de 2023.
O Prefeito Alexandre Martins disse que a satisfação como gestor é imensa, já que a realização desta obra tão aguardada pelos buzianos acontecerá durante a gestão dele à frente da prefeitura. “Essa obra é uma antiga reivindicação dos nossos munícipes. Ela trará mais qualidade de vida, vai gerar valorização do local e, principalmente, vai facilitar a mobilidade para nossa população e a conexão com as cidades vizinhas. É uma grande conquista”, disse Alexandre.
O Assessor da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades, Enzo Lorenzi, que é buziano, se disse feliz em poder fazer parte dessa conquista para o município. “Eu, buziano, nascido e criado na rua da Brava, fico extremamente feliz em poder fazer parte de mais essa conquista para nossa querida cidade de Búzios e toda a população. A obra em questão é uma reivindicação muito antiga dos moradores da localidade, pois foram inúmeras gestões que nunca zelaram pelos bairros adjacentes de Búzios, como o caso da Baía Formosa, Rasa e Vila Verde, que por muitos governos, ficaram esquecidos. Contudo, na gestão do do prefeito Alexandre Martins e governador Cláudio Castro isso mudou. Ambos com gestões participativas e inclusivas, enxergam a população como uma só, buscando atender as demandas de cada região.”, disse Enzo.
O Edital da Concorrência Pública nº CO 07/2023, que será realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades, foi publicado nesta quarta-feira (12). O investimento do Estado no local será de R$ 30.662.777,03 para realizar drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização de onze mil trezentos e setenta e oito metros. O prazo para execução da obra é de doze meses a partir do início dos trabalhos.
Os benefícios do empreendimento para o município são diversos: geração de emprego, recolhimento de tributos e ainda segurança e mobilidade urbana para os moradores e visitantes da cidade.