Mobilidade urbana no Centro de Búzios: barreiras que impedem acesso serão substituídas por jardineiras

Búzios: As obras de revitalização urbanística no centro da cidade ganharão novos contornos. Após uma reunião realizada nesta sexta-feira (12), com o Prefeito Interino, Rafael Aguiar e representantes das Secretarias de Segurança e Ordem Pública, Obras e Projetos, Ordem Pública, Administração e Procuradoria, ficou decidido a troca das barreiras que impedem o acesso de veículos por novas jardineiras. Apenas moradores e comerciantes têm autorização para entrada e saída de veículos.

De acordo com o prefeito, a iniciativa visa atender solicitações dos moradores e comerciantes da localidade e está sendo realizado um estudo técnico com as pastas responsáveis para decidir a mão e contramão das ruas.  A ideia é realizar audiências públicas para ouvir a comunidade local e concluir a reurbanização e acessibilidade do centro. Também será regulamentada a entrada de veículos para carga e descarga com horários específicos e definidos para facilitar a logística dos comerciantes.

As obras de Revitalização Urbanística contemplaram nove ruas do centro da cidade: Manoel José Carvalho, César Augusto São Luís, Rui Barbosa, Luís Joaquim Pereira, Felipe Gustavo, Travessa Lúcio Quintanilha, Germiniano José Luís, Travessa Oscar Lopes Campos e Travessa dos Pescadores. Todas foram niveladas e ganharam piso intertravado, garantindo acessibilidade a idosos e cadeirantes, devolvendo às pessoas com deficiência o direito de ir e vir.

Com as obras de revitalização, além da mobilidade, milhares de litros diários de esgoto deixaram de poluir o mar, principalmente as praias de Armação e do Canto.