Micos-leões-dourados aparecem durante operação da Secretaria de Meio Ambiente

Neste último domingo (03) agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram surpreendidos pela visita de um grupo de micos-leões-dourados durante uma operação na Serra das Emerências.

A ação teve como objetivo a retirada de um veículo de turismo que havia caído na trilha. A Guarda Municipal Ambiental reforça que o local é uma reserva ecológica e não é liberada a entrada de carros de passeio no local.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Evanildo Nascimento, a visita empolgou os Guardas. “Com a nova gestão na cidade, até a natureza veio cumprimentar os Agentes, pelas novas ações dos primeiros dias de 2021”, afirmou o secretário Evanildo Nascimento.

A Serra das Emerências, situada entre as praias de Tucuns e José Gonçalves, é um dos pontos mais altos de Búzios. A área é uma reserva ecológica protegida pelo Parque Estadual Costa do Sol.

Vale destacar que o mico-leão-dourado é uma espécie em extinção e tinha como habitat a região dos lagos. Ele era encontrado em florestas perto de Cabo Frio, especialmente nas margens da lagoa de Araruama e no município de Maricá, ocorrendo nessas localidades até a década de 1940. Agora com espaço reduzido, o animal símbolo da nossa nota de vinte reais é dificilmente encontrado no que restou da Mata Atlântica Brasileira.

A Secretaria de Meio Ambiente busca políticas públicas e parcerias privadas para garantir a existência e permanência dessa espécie tão rara em nossa região.