Merendeiras de Búzios preparam diariamente cardápio variado com todas as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Os alunos da rede municipal de Búzios alimentam-se diariamente com cardápios variados e servidos com todas as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, mantém uma equipe de nutricionistas que faz um cardápio para toda a rede municipal, além de fazerem o acompanhamento de todas as etapas do processo produtivo das refeições desde a compra dos produtos, recebimentos e distribuições as escolas.

Segundo a nutricionista Bruna Messias, o cardápio é único para toda a rede, porém variado diariamente. São preparados com proteínas vegetais e animais, cereais, leguminosas, hortaliças e frutas.

“As merendeiras recebem capacitação semestral. Periodicamente passamos em todas as unidades escolares para fazer um acompanhamento dando as orientações necessárias para que o alimento chegue com qualidade a todos os alunos da rede municipal”, explicou a nutricionista.

De acordo com a secretaria da Pasta, Carla Natalia, a alimentação escolar de Búzios é saudável e diversificada: “Nossas merendeiras são orientadas e capacitadas pela equipe de nutricionista, que fazem todo o acompanhamento da alimentação no município. É Búzios oferecendo aos nossos alunos uma educação de qualidade”.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público. Ele oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.