Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Geral
  • Meio Ambiente de Búzios flagra crime ambiental na praia Brava e pescador é conduzido à delegacia
Crime ambiental praia Brava

Meio Ambiente de Búzios flagra crime ambiental na praia Brava e pescador é conduzido à delegacia

Uma operação da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, envolvendo as equipes de Fiscalização Ambiental e da Guarda Marítima Ambiental, realizada na praia Brava, culminou na descoberta de grave crime contra o meio ambiente, envolvendo a morte de três tartarugas verdes juvenis, espécie ameaçada de extinção.

Nesta terça-feira (17), após diversas denúncias indicando a instalação irregular de duas redes muito próximas da área de arrebentação, as equipes se dirigiram à praia e iniciaram a ação de retirada. Os agentes entraram no mar e depois de três horas de operação, retiraram as duas redes onde estavam presas as tartarugas, além de outros animais de diferentes espécies.

As redes foram apreendidas e o pescador responsável foi conduzido à 127 Delegacia de Polícia, onde foi registrado o crime ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fernando Savino, a Prefeitura cumpre recomendação do Ministério Público Federal emitida no dia 06 deste mês, que determina o efetivo controle e fiscalização das atividades pesqueiras no município, conforme determina e Lei nº 11.959/2009.

O MPF também exige o cadastro do pescador para a prática da atividade, e a utilização de adequado equipamento para cada tipo de pesca exercida. A recomendação do MPF destaca que, uma vez verificada a pesca irregular, deve-se aplicar a medida de poder de polícia adequada à situação, como multa e apreensão dos equipamentos e objetos de pesca, cuja utilização esteja em desacordo com a legislação ambiental vigente. Por fim, o MPF indica a necessidade de encaminhamento à autoridade policial, conforme artigos 25 e 72, da Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais.

Através de ofício emitido no ultimo dia 09, o secretário Fernando ressalta que já solicitou à Colônia Z23, que informe o cadastro dos pescadores com o tipo de pesca praticada e o equipamento utilizado.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Turismo de Búzios promove encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso