Mais uma inauguração: José Gonçalves ganhará uma unidade do CRAS dia 5 de junho

A Prefeitura de Búzios realizará mais uma inauguração no próximo dia 5 de junho: o novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com a expansão dos Serviços de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O novo CRAS ficará localizado no bairro de José Gonçalves e atenderá cerca de 1.649 famílias.  O evento tem previsão de início para as 18h, na Avenida José Gonçalves, 420. O prédio levará o nome de Perciliana Rodrigues da Costa.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, priorizou a implantação do novo CRAS na localidade que atende os bairros com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade, respeitando também as áreas que se encontram descobertas da oferta do principal serviço que deve ser oferecido, denominado PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família, conforme normativas do MDS.

A inauguração do novo CRAS faz parte da Expansão dos Serviços da Proteção Social Básica, financiado exclusivamente com recursos municipais. No local serão disponibilizados os seguintes serviços:

•          Atendimento e acompanhamento familiar;

•          Atendimento direto e indireto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiar e comunitário (SCFV);

•          Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF);

•          Atividades envolvendo grupos de famílias da comunidade;

•          Cadastro, recadastro, atualização cadastral e desbloqueio do Cadastro Único para recebimento do Bolsa Família;

•          Registro no Cadastro Único para desconto na conta de energia, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, entre outros;

•          Concessão de benefícios eventuais, como cesta básica, auxílio funeral, auxílio natalidade, com o intuito de superar vulnerabilidades temporárias;

•          Encaminhamento para o mercado de trabalho;

•          Encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, conforme o caso;

•          Agendamento de perícia no INSS;

•          O serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas;

Vale ressaltar que o novo CRAS será a referência para a Implementação do Programa Criança Feliz que tem como objetivo mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.