Mais de 100 exames realizados por dia na ação ‘mamógrafo móvel’ em Búzios

O mutirão realizado pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, no bairro Rasa, atendeu 120 mulheres por dia na primeira semana e continua até o dia 21

Uma parceria entre a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Mulher e do Idoso, com o Governo do Estado, realiza, desde o dia 11, um mutirão de exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e outras ultrassonografias, na Praça Tia Uia (Inefi), bairro Rasa. Na primeira semana, atendendo 120 mulheres por dia, foram 480 exames realizados. Diante da procura, o atendimento foi prorrogado até este sábado (21), e para a realização do exame, a partir das 8h, as pacientes devem levar um documento oficial de identidade e o pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com essa iniciativa, como explica a secretária Daniela Guimarães, reforça-se o diagnóstico precoce de doenças comuns às mulheres, em especial, o câncer de mama.

“Cuidar da saúde da mulher é essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que estão relacionadas às nossas vidas. É a garantia da qualidade de vida, a felicidade, o bem-estar e a liberdade de todas nós”, reforça a secretária.

A unidade tem capacidade de realizar diariamente 60 exames de cada especialidade. Os exames duram, aproximadamente, 20 minutos, e os resultados de ultrassom são disponibilizados imediatamente. Já os laudos das mamografias são entregues pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde posteriormente.

“O município já disponibiliza com sucesso esses exames na rede, o que mostra a preocupação da atual gestão com a saúde da mulher. Mas iniciativas como essa têm o grau de importância de servir também como um incentivo a mais mulheres a procurarem esses procedimentos, realizando mutirão”, comemora Leônidas Heringer, secretário municipal de Saúde.