Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/buziosrjgov/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Igreja de Sant’Anna, 279 anos de história - Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios

Igreja de Sant’Anna, 279 anos de história

A Igreja de Sant’Anna é a única edificação buziana da época da pesca das baleias, construída por volta de 1740 com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia. Do alto de sua posição privilegiada, contornada pelo mar com barcos de pesca coloridos, a igreja possui um cenário extraordinário, tendo vista para as Praias da Armação e dos Ossos.

Têm-se dois relatos sobre o porquê do nome Igreja de Sant’Anna. A primeira versão conta que a igreja foi erguida por Brás de Pina, um contratador português, para homenagear a santa que teria salvado um barco com escravos, do naufrágio. A outra versão, é que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar por pescadores e que a partir desse dia a pesca sempre foi boa. Contam que, durante a construção, a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite. Isso fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

Sant’Anna é a padroeira de Búzios. No dia 26 de julho é comemorado o seu dia. A igreja continua aberta ao público com missas aos sábados, às 20h. A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico,busca incentivar o resgate cultural buziano.

Foto: Matheus Coutinho

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso