Foco em limpar as praias: ações pelo Dia Mundial de Limpeza de Praias retiram mais de meia tonelada de lixo das nossas águas

No fim de semana marcado pela 6ª Edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 16 de setembro, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo realizou ações importantes em três praias da cidade: Praia do Forno, Azeda e Tartaruga.

De acordo com o Chefe da Unidade de Conservação Terra, Bernardo Corty, esses eventos acontecem em lugares com maior consciência ambiental. “Insere Búzios” nesse calendário mundial de eventos ambientais, gradativamente vai passando a se tornar uma referência. Isso consolida uma imagem de consciência ambiental “, concluiu.

Houve um mutirão de limpeza na Praia do Forno, que concorre a renovação do Selo Bandeira Azul para a temporada 2023/2024, e na Praia da Azeda, que é fortíssima candidata a esse importante reconhecimento de desenvolvimento sustentável. A ação contou com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, servidores do Ambiente e Urbanismo junto com o Secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, e turistas voluntários, com foco na defesa da saúde e restauração dos oceanos. As ações aconteceram tanto no sábado quanto no domingo.

Ao todo, foi retirado mais de meia tonelada de lixo das praias buzianas: quatrocentos e cinquenta quilos da Praia da Azeda e cerca de duzentos da Praia do Forno, caracterizando uma importante ação de educação ambiental, que é um dos critérios para obtenção do tão importante Selo da Bandeira Azul.

De acordo com o Secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, há vinte anos a Bandeira Azul era um sonho, que se tornou realidade durante a atual gestão, tendo em vista o atendimento dos rigorosos critérios, o que se tornou mais que um marco da cidade, sendo um marco turístico para visitantes que já conhecem o selo por praias da Europa. Evanildo Nascimento atribui essa conquista ao que considera mais um ponto positivo da gestão do prefeito Alexandre Martins.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 197 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. A iniciativa foi inspirada em uma ação realizada na Estônia, em 2008, que juntou mais de 50 mil pessoas e limpou o país em cinco horas. Porém, o movimento oficial só teve sua primeira edição em 2018 e, desde então, 71,4 milhões de pessoas já participaram. Búzios participou devido a inscrição realizada através das Unidades de Conservação.

No sábado, 16, também houve a continuação dos trabalhos na praia da Tartaruga, preparando os locais que foram degradados, para a demarcação da área a ser restaurada através da ação da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, resultante de uma ação da justiça federal.

De acordo com Evanildo Nascimento, a ideia é construir os quiosques bem reduzidos para que haja recuperação urbanística e da restinga. O trabalho dos Taludes (encostas naturais) está sendo preparado juntamente com a restinga, a partir do cercamento para iniciar o processo de recuperação ambiental com plantio de espécies na praia: “A ideia para que não se gere desemprego e problema social é fazer os quiosques dentro do projeto de recuperação, fora da restinga. Será uma praça de alimentação no início da praia, na qual o turista terá a prestação de serviço, o que viabiliza a manutenção da renda dos trabalhadores que há mais de trinta anos estão atuando no local. Essa etapa será após o início do plantio, e, em seguida, a recuperação urbanística, com a implantação de novos banheiros públicos.

Essas ações juntamente com a futura rede separativa de esgoto, colocam a praia da Tartaruga como uma fortíssima candidata a ser mais uma praia com Bandeira Azul em Búzios.