O Festival do Peixe – Mulheres d’Água, promovido pela Secretaria da Mulher, nesta sexta-feira (28) no Mercado do Pescador, reuniu cultura, gastronomia e debates sobre identidade feminina e relações étnico-raciais. O evento contou com os quiosques oferecendo pratos especiais, oficinas, desfile afro e o lançamento do Dicionário Antirracista.

Para Sirlei de Souza, gerente de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, o festival teve caráter educativo e fortalecedor: “O Festival do Peixe – Mulheres das Águas foi uma ação muito educativa e construtiva no resgate da identidade das mulheres negras, valorizando a autoestima. Tivemos diversas mulheres que deram seu grito como se fosse de independência contra o racismo, por terem passado por discriminação na sua vida e seus familiares também.”

A programação integrou coletivos e iniciativas como SOMUNEAR, ARQUIBAF, Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa, Mulheres Caiçaras Buzianas e Awon Omo Ashé, promovendo espaço de valorização da diversidade e da cultura negra.

O evento reforçou o papel da Secretaria da Mulher em promover espaços de diálogo, resistência cultural e empoderamento feminino, unindo gastronomia, arte e reflexão social em uma experiência única para a comunidade local.









