Feira Livre Periurbana recebe projeto “IFF na Feira”

Feira Livre Periurbana recebe projeto “IFF na Feira”

Neste sábado (29) a Feira Livre Periurbana de Búzios recebe a segunda edição do projeto de extensão do Instituto Federal Fluminense “IFF na Feira”. O evento é realizado por Professores e alunos dos Cursos de Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Cozinha do IFF. O projeto tem como objetivo fomentar o pensamento crítico nas questões relacionadas à cadeia produtiva local e o papel da sociedade no processo.

Fundada em 6 de dezembro de 2014 com apoio da Prefeitura de Búzios,  a Feira Livre Periurbana de Búzios passou a ser um local de socialização para moradores e turistas.  Realizada todas as noites de quinta das 19h às 23h e sábado das 7h às 15h, na Praça Dona Dita, na Ferradura, a Feira vai além de um espaço de interação entre pessoas, ela busca para preservar a diversidade da cultura popular e alimentar.

Segundo os organizadores serão discutidos na feira assuntos relacionados à cultura alimentar regional e formas de preservação e valorização. Temas como segurança alimentar, soberania alimentar, agroecologia e desperdícios de alimentos também estarão em pauta.

“O evento aborda, além disso, a gastronomia como viés acadêmico, tornando acessível ao público, alunos, feirantes e demais frequentadores da Feira, as pesquisas desenvolvidas no Campus,” explica Wellington dos Santos, Professor responsável pelo projeto.

A programação conta com roda de conversas e as atividades livres “Cozinhar, por quê?” e “Tipos de alimentos, como fazer boas escolhas?”. As ações vão abordar a importância do ato de cozinhar e os tipos de alimentos que devem ser usados para uma alimentação saudável.

Para quem gosta de desfrutar o prazer de uma boa comida, o evento também terá degustação e cozinha ao vivo. Atividade busca ensinar relevância da biodiversidade e dos sistemas de produção que fornecem alimentos bons, limpos e justos.

FECHAR ACESSIBIILIDADE