Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Educação
  • Escola Municipal Professora Lydia Sherman é selecionada para receber o 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake
WhatsApp Image 2022-09-15 at 11.21.11

Escola Municipal Professora Lydia Sherman é selecionada para receber o 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake

A Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman ficou entre as dez selecionadas para receber o 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake, que tem como base os princípios da educação integrada, considerando os processos de aprendizagem e os vínculos com os estudantes, as famílias, as comunidades e os territórios. Entre 112 escolas inscritas de todo o país, a unidade está representando o Estado do Rio de Janeiro, juntamente com a Escola Lydia Municipal João Apolônio dos Santos Pádua, Paraty- RJ.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inscreveu a unidade escolar para concorrer ao 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake por estar inserida em uma região de remanescentes quilombolas. Neste contexto, o projeto da escola e as propostas de atividades buscam sempre uma abordagem interdisciplinar, que vem sendo desenvolvida de forma a promover cada vez mais a pluralidade cultural, permitindo a preservação e a valorização da cultura quilombola.

No ano letivo de 2022, a escola teve como principal objetivo o resgate da cultura dos seus discentes e a aproximação das famílias, com aprendizagens trabalhadas por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as contações de histórias, a capoeira, brincadeiras cooperativas e atividades de arte e reciclagem, contribuindo com o desenvolvimento da coordenação motora e a ampliação de vocabulário e repertório histórico provenientes da comunidade.

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o Dia Municipal Quilombola; o Sábado da Família; a apresentação de maculelê pelos alunos em comemoração aos 134 anos da abolição da escravatura; a regulamentação do nome oficial da sala de leitura, no qual a homenageada é uma ex-aluna pertencente à comunidade, quilombola e funcionária da escola e a publicação da lei de mudança do nome da escola para Escola Municipal Quilombola”.

A premiação conta com a doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras, realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, apoio financeiro para o desenvolvimento da iniciativa.

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake é uma iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake (SP) e conta com o patrocínio da Innova e do Grupo GPS, com a parceria da Kapitalo Investimentos, do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e com o apoio da Estácio e do Itaú Social.

Notícias Relacionadas

Prefeitura acompanha fiscalização do MPF nas praias do município
Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso