Na tarde da última sexta feira (10), a Escola de Artes e Ofícios Zanine inaugurou a exposição E SE ? AFROESPECULAÇÕES, dos artistas Sebastian Júnior e de Isabel Cristina. A exposição pode ser apreciada até dia 24 de maio de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.
Durante a inauguração foi exibido o curta-metragem E Se? AFROESPECULAÇÕES que também poderá ser visto em outros dias da mostra. A exposição tem apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios.
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Allan Câmara, e os alunos das escolas Paulo Freire e Darcy Ribeiro, participaram da abertura do evento.
A exposição fotográfica “E se? Afroespeculações” – do Fotógrafo Sebastian Júlio de Souza e da Pesquisadora Maria Aparecida Gomes Ferreira – é uma viagem afrofuturista pela história e cultura amefricana que nos constitui enquanto população brasileira, citando personalidades históricas assim como referenciais afrocentrados, ainda pouco conhecidos. A exposição traz novas representatividades e narrativas pouco ouvidas, nas quais mulheres negras ganham protagonismo fotográfico, contando histórias sobre a matricentricidade africana, sobre tecnologias ancestrais e o Império Cuxita (Etíope), sobre as Rainhas de Daomé e das Rainhas Meroíticas, sobre papiros keméticos medicinais, além de personalidades brasileiras como Mercedes Baptista, Luiza Mahin, Xica da Silva, Laudelina de Campos Melo. A perspectiva afrofuturista dessa exposição também se fez presente na presença da rendeira Izabel Cristina Manhães de Araújo e suas esculturas em rendas de bilros, que reúnem tradição e futuridades em suas criações, com protagonismo negro.