Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Equipe da Secretaria de Saúde de Búzios retorna a bairros alagados para atendimento médico

Vacinação contra tétano, distribuição de kit com remédios e orientações aos moradores que tiveram contato direto com águas contaminadas

Dando sequência, na manhã desta quarta-feira (30), a participação na força tarefa montada pela Prefeitura de Búzios para atender aos munícipes atingidos pelas enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas que estão atingindo o município desde o último final de semana, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Búzios retorna as casas visitadas para dar continuidade ao acompanhamento.

Sobe a orientação do médico da rede municipal, Antonio Pedro Montera, está sendo realizada a vacinação contra tétano aos que ainda não haviam tomado a dose de reforço, e aproveitando para regularização do cartão de vacina. Auxiliado pela gerente de estratégia da saúde da família, Priscila Merlin, e a enfermeira Anna Thamara, o médico explica que também está sendo distribuído, com orientação, um kit de remédios.

“Hoje voltamos na casa das pessoas que identificamos que tiveram um contato prolongado com a água proveniente das enchentes, e apresentam, por tanto, alto risco de contaminação. Os remédios são, em especial, os de combate a verminoses, analgésicos, antialérgicos, e dores musculares. ”, explica.

Antonio reforça que, para os que tiveram contato com a água contaminada, a importância de maior atenção nos próximos 40 dias – tempo máximo para manifestação de doenças, e que a qualquer sinal de sintomas, como dor de cabeça e corpo, tontura e diarreia, procurar a Unidade de Saúde Mais (UBS) próxima.

“Mesmo após o estio, ao longo dos dias sintomas podem surgir nas pessoas que tiveram contato com a água contaminada. A UBS são a porta de entrada para qualquer tratamento. A população pode procurar essas unidades nos bairros onde moram e lá receberão atenção e poderão começar o tratamento adequado”, finaliza.

As demais Secretarias também estão plena atividade, cumprindo o Plano de Contingencia determinado pelo prefeito Alexandre Martins para o município. Estão sendo realizadas a distribuição de alimentos, água mineral, roupas, material de limpeza e higiene pessoal, além de colchões, cobertas, lençóis e toalhas. As famílias estão sendo cadastradas para que sejam atendidas em outras necessidades identificadas na ocasião. Também está sendo realizado recolhimento de lixo, entulho e materiais acumulados pela correnteza, como também a drenagem de ruas, quintais e cisternas.

Há uma equipe de plantão na Escola José Pereira Neves, bairro Cem Braças, para atendimento presencial. No local também foi montado um abrigo provisório aos que precisarem se ausentar de suas residências durante o período. Em casos de emergência e urgência, ou para pedidos de realização de serviços públicos para combate aos efeitos das chuvas, os munícipes podem fazer contato como o WhatsApp da ouvidoria municipal: (22) 99993-8115.