Equipe cirúrgica da Prefeitura de Búzios realiza esplenectomia no Hospital Municipal Rodolpho Perissé

A cirurgia de retirada de baço para conter doença autoimune foi executada com sucesso e paciente já teve alta

Com a ampliação do Centro Cirúrgico, em março deste ano, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) ampliou em 50% a capacidade para realização de cirurgias, como a que foi realizada nesta terça-feira (18). Uma paciente com esferocitose hereditária, doença causada por uma alteração genética que resulta na mudança da quantidade ou qualidade de proteínas que formam as membranas das hemácias do sangue, passou por uma esplenectomia para retirada do baço.

O procedimento cirúrgico foi realizado pelos médicos Fábio Simões, Renata Mattos, e a instrumentadora Simone. Fábio explica que a paciente fazia acompanhamento com um hematologista, que indicou a ela a cirurgia, pois o tratamento a longo prazo seria prejudicial para a saúde da mulher. O objetivo é de que com a retirada do órgão a anemia acabe.

“ A cirurgia correu muito bem, e em dois dias a paciente já havia recebido alta. A ausência do baço exige atenção quanto à imunidade do corpo, mas pode-se viver com qualidade de vida sem ele, já que o fígado recicla os glóbulos vermelhos e seus componentes. ”, disse.

Desde o mês de fevereiro já foram realizadas mais de 800 cirurgias eletivas, parte delas no HMRP, que está em reforma para ampliar sua capacidade de atendimento à população.

“O empenho da equipe reflete a direção dada pelo prefeito Alexandre Martins e o secretário de Saúde, Leônidas Heringer. ”, afirma Priscila Gasparetto, diretora do HMRP.