Em noite marcada pela emoção, pescadores de Búzios recebem homenagem “Heróis do Mar”

Na noite desta quinta-feira (08) a Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico, Ambiente, Pesca e Urbanismo e Colônia dos Pescadores Z23 realizou no Espaço Cultural Zanine, o encerramento da Exposição “Heróis do Mar” com uma bela homenagem oferecida aos pescadores da cidade.

Na ocasião os Secretários de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, o presidente da Colônia de Pesca Z23, Dominique e o prefeito Alexandre Martins, bastante emocionados, enfatizaram a importância do momento e agradeceram a presença e participação de todos no evento, que deverá ser realizado e celebrado anualmente.

O evento, que condecorou aproximadamente 80 pescadores com Medalhas de Mérito, contou com coffee break, apresentação das Caiçaras e um delicioso jantar oferecido para todo o público presente. Nomes conhecidos das tradicionais famílias da pesca buziana foram unanimemente ovacionados com muita alegria e emoção.

O secretário da pasta, Romano Lorenzi, citou o orgulho em ser neto de pescador e ressaltou a importância do legado deixado pelos pescadores para o município: “A realização desta homenagem mostra a emoção que envolve a todos que participam e traz a conscientização da importância em ofertar todas as homenagens ao povo de Búzios, que está idoso. Se hoje Búzios, que ganhou fama mundial e tem todo esse patrimônio histórico, é graças ao seu povo, o pescador, a caiçara, o quilombola, a marisqueira e o descendente indígena.”

Falou ainda sobre o projeto de criação do Museu da cidade: “Uma cidade como a nossa, de Armação dos Búzios, onde os nossos heróis, verdadeiros heróis, construíram essa cidade no mar. Tenho muito orgulho de através da administração do prefeito Alexandre Martins, fazer parte de um marco para resgatar e salvaguardar a memória do povo de Armação dos Búzios. É preciso cuidar da raiz. Toda nossa gratidão, nosso amor e respeito a todos vocês”, declarou.

O prefeito Alexandre Martins enfatizou a sua satisfação em ser um ajudador do projeto, que traz a história do pescador, pois preservar a identidade é fundamental, já que os pescadores vêm muito antes de Brigite Bardot e deixou registrado o projeto maior que visa a criação da Secretaria de Pesca.  Informou ainda que está conversando com os vereadores para conciliar as ações.

O prefeito falou também sobre o defeso, que pela primeira vez está sendo repassado aos pescadores, e sobre o fundo de pesca, que após a revisão da lei, deverá ser utilizado para investir na pesca e no pescador. Expôs a sua emoção com a apresentação das Caiçaras: “Isso revigora e mostra que o pescador tem uma importância tremenda em nossa cidade. Quando alguém muito famoso como Brigite vem para a nossa cidade, isso é por Búzios ser uma Vila de Pescadores, então foi graças ao pescador que Búzios é hoje o 6º destino turístico do país, no que depender de mim, não medirei esforços para que a memória do povo seja preservada”, afirmou.