Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Em Búzios também é prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro
Vacinaçao ferradura (2)

Em Búzios também é prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro

A meta é imunizar 95% das crianças contra o vírus da pólio, o causador da paralisia infantil

Foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro em todo o país, e Búzios não deixará de participar. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil, e a meta é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Em Búzios, as aplicações são realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h ás 16h, em todas as Unidade Básica de Saúde (UBS), exceto nas Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), UBS Lilson M de Souza (Cem Braça), UBS Antonio Elesbão dos Santos (Rasa), que será das 8h as 18h. Uma observação importante é que só não haverá atendimento no período da tarde de terças e quartas-feiras, devido a vacinação de reforço da Covid-19

As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e mortes.

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)
• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)
• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)
• Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) –
• Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa)
• UBS Lilson M de Souza (Cem Braça),
• UBS de José Gonçalves (José Gonçalves)
• UBS Benildo Motta (São José)
• UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)
• UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura)
• UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa)

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Poliomielite, a paralisia infantil

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. O risco da volta da paralisia infantil no Brasil é considerado altíssimo pela Organização Mundial de Saúde (OMS , que colocou o país em alerta máximo.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes na região
Búzios recebe lançamento do Programa Planifica para fortalecer a rede de atenção à saúde
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo a Clínica Olavo da Costa para obras de drenagem
Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso