Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Geral
  • APAE -Búzios desenvolve ações continuas relacionadas ao autismo com apoio da Prefeitura
APAE -Búzios

APAE -Búzios desenvolve ações continuas relacionadas ao autismo com apoio da Prefeitura

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma data importante para levantar o tema e discutir esse diagnóstico cercado de estereótipos e preconceito. Em Búzios, há ações contínuas desenvolvidas nesse campo. 
A APAE-Búzios recebe recurso do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), um fundo público gerido pela Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, onde, com esse repasse, atualmente em torno de um milhão de reais, dentre outros atividades, é prestado acompanhamento à crianças e jovens portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como “autismo”, e suas famílias.
A APAE visa à estimulação cognitiva, trabalhando a linguagem, a socialização e a parte sensorial dos assistidos. 
As atividades desenvolvidas contam com o amparo de uma sala de recursos para estimulação sensorial, atendimento multidisciplinar com profissionais da área de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapeuta, além de atividades como capoeira, natação, psicomotricidade e aula de dança. 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que o problema não é raro: uma em cada 160 crianças recebem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estima-se que o  Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Trata-se de um problema psiquiátrico identificado na infância, pois, geralmente afeta a comunicação, o aprendizado e as relações sociais. 
 Os transtornos normalmente persistem na adolescência e na fase adulta, e, uma vez a criança recebendo o devido tratamento, verifica-se grande evolução e impede-se o agravamento do transtorno.
Considerando que o Autismo é um transtorno global do desenvolvimento, muitos apresentam dificuldades na comunicação e padrões de comportamento repetitivo e restritivo. O trabalho da APAE, apoiado pela Prefeitura de Búzios, é também uma forma de lutar contra o preconceito.

Notícias Relacionadas

Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso