Curso de formação da Guarda Mirim para jovens do CRAS

Uma parceria entre o Programa Educacional e Preventivo a Drogas, Trânsito e Violência (PROGEP) e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), está oferecendo 40 vagas para jovens de 10 a 17 anos de idade interessados em participar do curso de formação da Guarda Mirim de Búzios.

Por iniciativa da Prefeitura de Búzios através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, serão disponibilizadas 20 vagas por turno para a Oficina de Ética e Cidadania, com a mesma metodologia e conteúdo programático direcionado os alunos que são selecionados por meio de prova escrita para a Guarda Mirim. Este critério não será exigido dos usuários do CRAS, que terão acesso direto ao curso.

As aulas acontecem no CRAS da Rasa, às terças, quartas e quintas, das 8h40 às 10h20 e das 14h40 às 16h20.

Pioneira na criação do projeto da Guarda Mirim de Búzios (existente há 9 anos), hoje copiado por outros municípios da Região e pelo 25° Batalhão de Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança Pública, têm como objetivo ensinar Ética e Cidadania, explicar a importância das Leis na sociedade, o valor das instituições que garantem direitos do cidadão, Leis de Trânsito, Defesa Pessoal, Primeiros Socorros e prática de Educação Física e Natação. Atualmente duzentos jovens participam das atividades da Guarda Mirim de Búzios.

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) oferecem serviços de convivência e fortalecimento de vínculos através de atividades recreativas de pintura, artesanato, capoeira, jiu-jitsu, e o Programa de Acompanhamento de Indivíduos e Famílias (PAIF) em situação de vulnerabilidade social. Feito por técnicos de nível superior das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia.Todas as atividades têm como público prioritário beneficiários do programa bolsa família e remanescentes de comunidades tradicionais como quilombolas e pescadores.

As
inscrições estão abertas e acontecem no CRAS da Rasa mediante apresentação de documentação:

E Xerox
de:

1.    Documento
de Identidade do Aluno

2.    Comprovante
de residência

E 2
Fotos 3×4

E Declaração
de matrícula escolar

E Atestado
de Saúde

Regras
para Permanecer no Grupo Ética e Cidadania:

*Manter
assiduidade e ter notas escolares, no mínimo, na média exigida para aprovação.

*Manter
comportamento na unidade escolar, no mínimo, bom.

*Apresentar-se
às atividades do Programa devidamente uniformizado (Camisa da GMM, bermuda,
cobertura, tênis, meias e crachá)

*Ter
no máximo 5 faltas durante o ano letivo do Programa.