Diálogo pela Inclusão: Búzios prioriza políticas públicas para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em Búzios promoveu um encontro nesta terça-feira (16), no auditório da Secretaria de Turismo, a fim de fortalecer o diálogo entre a administração pública e a sociedade civil em prol da inclusão e participação ativa das pessoas com deficiência no município. O encontro contou com a presença de representantes de associações ligadas à causa, membros da sociedade civil engajados e, especialmente, pessoas com deficiência, consideradas protagonistas essenciais na construção de uma cidade mais acessível e inclusiva.

Mediado pelo Secretário da pasta, Thiago Lins, e sua equipe, o evento também teve a participação de figuras importantes, como a Presidente da APAE Búzios, Ana Rosária, o presidente da OAB Búzios, Osmar Barbosa, acompanhado por Carla Sant’anna Policarpo, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da entidade, e representantes da Associação de Mulheres de Armação dos Búzios (AMAB).

Para Amaral, servidor público e pessoa com deficiência atuante na secretaria, a abordagem integral às diferentes formas de deficiência e o constante diálogo com as famílias são imperativos: “A missão desta gestão é tornar esta pasta acessível, sendo a voz, os olhos e os ouvidos de quem mais necessita”, afirmou.

O psicólogo Maycon Pereira, servidor público e pessoa com deficiência, enfatizou a necessidade de participação ativa da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do qual é presidente, visando a criação e implementação de políticas públicas inclusivas: “A participação de todos é essencial para a construção de políticas públicas inclusivas. Nosso papel é combater todas as formas de violações de direitos das pessoas com deficiência”, ressaltou.

Toda a equipe da Secretaria envolvida nesta ação reforçou  o compromisso em promover o diálogo contínuo para a análise e construção de políticas públicas voltadas para todas as pessoas com deficiência do município, visando valorizar a diversidade e oferecer oportunidades equitativas para todos os cidadãos.