Dia Nacional do Caiçara em Búzios é comemorado com puxada de rede na Praia do Canto

A Associação das Mulheres Caiçaras Buziana em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico realizou nesta quarta-feira (15) uma puxada de rede, na praia do Canto em comemoração ao Dia Nacional do Caiçara.

Com o slogan “caiu na rede é peixe”, o evento reuniu dezenas de moradores no local para fazer o cerco, além de degustar um café comunitário. Várias autoridades locais participaram do evento, entre eles, o prefeito Alexandre Martins, a primeira-dama e secretária da Mulher, Daniele Guimarães, os secretários de Cultura, Luiz Romano e da Pesca Uriel da Saúde, além dos vereadores Niltinho e Gugu de Nair e o presidente da Colônia dos Pescadores Z23, Dominique.

Na ocasião, o prefeito Alexandre Martins, disse: “É uma alegria pra gente resgatar nossa história, graças a vocês têm essa história viva. Como gestão, somos apenas um instrumento para que isso cada dia fique mais vivo. Temos hoje uma Secretaria de Pesca e uma de Cultura para cada vez mais guardar essa história. Quem não sabe de onde vem não sabe para aonde vai, não podemos perder nossas raízes, não podemos perder nossa história”, disse o prefeito.

“Somos caiçaras. A puxada de rede é um sinal de resistência, é um sinal visível, estamos aqui, fazemos parte da construção da história de Búzios”, declarou o secretário da Pasta, Luiz Romano.

‘É uma alegria poder ver a comunidade caiçara ocupando a beira da praia, mostrando sua identidade, sua origem, a importância da salvaguarda dessa memória afetiva e buziana. A nossa luta agora é o reconhecimento do território caiçara. Búzios precisa ganhar este conhecimento do território’.