Dia do Assistente Social será celebrado no Hospital Municipal Rodolpho Perissé

Em reconhecimento à sua essencialidade para o Brasil e para o projeto de Reforma Sanitária que contempla o Sistema Universal de Saúde (SUS), o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) celebrará o Dia do Assistente Social nos dias 22, 23, 24 e 26 de maio, por meio da II Semana do Serviço Social no HMRP.

Os assistentes sociais desempenham um papel fundamental no campo da saúde ao identificar determinantes sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença. Sua atuação generalista tem como objetivo buscar estratégias que promovam o direito à saúde, seja por meio da prestação de serviços, planejamento, assessoria, gestão, mobilização e participação social.

A coordenadora de assistência social do HMRP, Sabrina Martins, ressalta a importância desses profissionais: “Por isso são tão necessários ao Brasil. Nossa equipe de assistentes sociais atua na linha de frente, ouvindo atentamente cada história, colaborando com equipes multidisciplinares e promovendo o bem-estar dos pacientes.”

Além disso, os assistentes sociais são agentes de transformação social, engajados na identificação e enfrentamento das desigualdades sociais e injustiças que afetam a saúde da população. Com dedicação, empatia e expertise, lutam incansavelmente pela equidade, inclusão e justiça social, buscando promover mudanças significativas na sociedade.

A II Semana do Serviço Social no HMRP tem como objetivo aproximar os profissionais, fomentando um conjunto de atividades e alternativas em defesa da democracia, políticas públicas e serviços de saúde equitativos, integrais e universais. A iniciativa é uma forma de reconhecer o comprometimento e dedicação dos assistentes sociais, que desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do hospital e o cuidado integral dos pacientes.

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância desses profissionais que fazem a diferença na vida de tantas pessoas. No Dia do Assistente Social, reafirma o reconhecimento do trabalho realizado, que é fundamental para promover o bem-estar e a qualidade de vida da população.