Prefeitura de Búzios lança o e-saúdebúzios

Programa de automação, pelo celular, inicia nesta quarta-feira (21) tornando o acesso à Saúde no município mais rápido e eficaz

Dando sequência ao processo de automação integral da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Búzios inaugura, nesta quarta-feira (21), o e-saúdebúzios, uma plataforma de fácil navegação, segura, e que garante a transparência no processo das demandas geradas pela população, por meio do WhatsApp, o mais popular aplicativo de mensagens instantâneas do mundo.

O mês de agosto marcou o início do processo de mudança do sistema digital de protocolo e atendimento no município, com o objetivo de integrar a Secretaria, Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O e-saúdebúzios é a segunda etapa desse processo gradual que tornará a Saúde de Búzios uma referência em atendimento rápido, seguro e eficaz.

As funcionalidades do e-saúdebúzios serão inseridas em etapas. A primeira, já em funcionamento, é a chamada ‘mensageria’, em que o munícipe recebe pelo seu celular, que com número cadastrado ao sistema, um lembrete da consulta e/ou exame. Caso o paciente não possa comparecer, pode clicar no link que vai na mensagem, e desmarcar, evitando o preparo para um exame que não será realizado e, em caso de consulta, abrindo vaga para outro paciente da fila.

A ação evita que pacientes percam consultas, sendo avisados previamente, evitando o desperdício de vagas que serão automaticamente destinadas a outro morador em caso de desistência do anterior. As mensagens serão enviadas automaticamente, em seguida basta que número seja salvo na agenda para a continuação do serviço.

“Até aqui Búzios nunca teve de verdade um sistema digital integrado de Saúde, por isso houve transtornos iniciais dada a necessidade de alguns munícipes precisarem ser recadastrados. Mas agora o processo está em pleno funcionamento e o que será visto é uma revolução de comunicação e integração entre a Secretaria de Saúde e a população. ”, comemora Leônidas Heringer, secretário municipal de saúde.

As próximas etapas incluirão no e-saúdebúzios um menu de serviços, em que, a partir de comandos simples e intuitivos, o usuário é direcionado para os demais serviços da Saúde municipal evitando, assim, deslocamentos desnecessários, aglomerações e dando celeridade e mais informação, levando mais conforto e eficácia à população.

Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado, tudo pelo celular.

O plano de implantação total da automação integral será de seis meses, e a primeira ação foi a de identificação de falhas existentes no antigo sistema, por isso a necessidade de que alguns munícipes atualizem o cadastro. O objetivo foi corrigir equívocos e problemas que geravam lentidão e imprecisão no atendimento ao usuário morador de Búzios. No estágio final do e-saúdebúzios o cidadão poderá também marcar consultas e exames online.

“A principal bandeira de nossa gestão é “Governo Transparente” e com o novo formato o município vê pela primeira vez o sistema de Saúde todo digital, garantindo mesmo que a população possa acessar os serviços, e ter respostas.  O e-saúdebúzios é mais uma mostra do nosso compromisso com o morador de Búzios, é o nosso compromisso com o bem-estar de todos”, disse o prefeito Alexandre Martins.

Uma nova empresa está responsável pelo processo de automação da rede e todos os processos de Saúde serão, por meio do novo sistema, atualizados e disponibilizados automaticamente no Portal da Transparência.

OBS: o número que origina as mensagens do e-saúdebúzios é o 22 99261-1181