Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • CTI de Búzios tem índice de mortalidade muito abaixo da média estadual
CTI

CTI de Búzios tem índice de mortalidade muito abaixo da média estadual

O município já apresenta índice baixo de mortalidade em internações e diagnósticos

Em funcionamento desde o ano passado, pela primeira vez no município, o Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) teve índice de mortalidade muito abaixo da média dos hospitais públicos do estado do Rio, 16,5%. A média geral de mortalidade no estado, considerando a escala SAPS3, é em torno de 35 a 45%.

A SAPS 3 (Simplified Acute Physiology Score 3) é um sistema prognóstico composto de 20 variáveis, representadas por escore fisiológico agudo e avaliação do estado prévio dos pacientes. Por ela é possível estabelecer índice preditivo de mortalidade para pacientes admitidos em UTI, podendo prever e criar estratégias para salvar mais vidas.

O médico Sergio Menezes, responsável pelo CTI, comemora: “Fazendo um estudo de ocorrências do Perissé com os grandes hospitais públicos do Rio, nosso serviço está muito bem posicionado. É uma satisfação poder entregar um resultado destes. E temos muito a agradecer ao secretário de saúde Leônidas e a diretora Priscila. Também ao administrativo, e todos àqueles que nos ajudaram a conseguir esses resultados, em especial aqueles que trabalharam diretamente na assistência”, disse.

Não é primeira vez que o HMRP registra índices baixos de mortalidade. No ano passado, de acordo com a Comissão de Análise de Óbitos (CAO), a unidade teve apenas 22% de taxa de mortes em internação hospitalar, tanto as determinadas no ato cirúrgico, quanto também por diagnóstico.

O secretário municipal de saúde, Leônidas Heringer, lembra que estes resultados são fruto, tanto de um padrão de excelência na assistência à saúde e que é seguido e mantido no hospital, como também por conta do processo de reforma e ampliação do hospital. Cerca de 20 milhões investidos, envolvendo o Centro Cirúrgico, sala para a realização de tomografia computadorizada, Centro de Terapia Intensiva (CTI), Centro de Material Estéreo (CME), e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

“A aplicação de protocolos de segurança hospitalar rígidos, e o constante treinamento da equipe refletem diretamente para esse resultado, assim como investimentos na parte de infraestrutura, equipamentos e medicamentos. Todas determinações diretas do prefeito Alexandre Martins”, afirma

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso